ArcadeBR » Geral » Tutoriais

[Dúvida] Como mudar a bios de uma Radeon 9250?

(38 posts)

1. DeadLock

DeadLock

usuário júnior

@Arthur

Cara muito obrigado pela colaboração, acompanho a muito tempo a arcadebr e a comunidade que participa, a muito tem tempo venho juntando recursos materiais e outros tbm como tempo e $$$$. Acredito que tenha conseguido tudo e vou ver se consigo realizar meu projeto de montar minha própria Multijogos.
    Lendo esse tópico resolvi colocar em prática as dicas aqui postadas, tenho uma Radeon 9200SE REX da ECS, acredito que consegui atualizar a Bios dela e fazer ela funcionar em 15khz. Vou tirar umas fotos e posto aqui o procedimento que realizei!!!

Aguardem!!!!

1. Execute para qualquer propósito;
    2. Estude e adapte;
    3. Redistribua;
    4. Melhore e compartilhe seu aperfeiçoamento com os outros.
    Simples não ... isto é GNU General Public License
    Publicado 9 meses atrás #
  2. DeadLock

DeadLock

usuário júnior

Bom como prometido,
    Bom primeiramente antes de qualquer coisa só consegui realizar a atualização lendo este tópico desde o início e visitando os links postados, portanto muito obrigado a todos. Segundo não consegui editar a bios extraida da minha placa através do editor hexadecimal ao tentar abrír o arquivo salvo dava erro, então utilizei uma das bios disponiveis na pasta AVGA BIOS: "ArcadeVGA 9200 128MB BIOS Parcheada.rom" compactada no arquivo ArcadeVGA All you need.rar disponibilizado em http://www.4shared.com/file/166121721/2f7f2bdf/ArcadeVGA_All_you_need.html pelo Arthur.

1. Baixe o arquivo acima que nosso amigo Arthur postou, descompacte, salve em um pendrive ou em uma partição formatada em FAT32, a pasta "flashrom240", e o "arquivo ArcadeVGA 9200 128MB BIOS Parcheada.rom", (recomendo que renomeie o arquivo para newbios.rom).

2. Crie um disco de boot (Disquete, CD-ROM, Pendrive com o boot do WIN98) vc pode conseguir em http://www.bootdisk.com/

3. Conecte a placa AGP e inicie a partir do disco de boot.

4. Através do prompt vá até a pasta em que está o aplicativo flashrom.exe (flashrom240), salve sua bios atual com o seguinte comando: flashrom -s 0 oldbios.bin

5.Atualize sua bios com o arquivo que comentei (ArcadeVGA 9200 128MB BIOS Parcheada.rom) através do comando: flashrom -f -p 0 newbios.rom e reinicie o PC.

6.Desligue o computador, instale a placa PCi junto com sua placa AGP, instale o dirver que veio junto no arquivo compactado que se encontra na pasta "AVGA DRIVER", se vc já tiver instalado algum driver da ATI remova-o primeiro e procure o arquivo CATUNINSTALL.EXE dentro de um dos arquivos que o Arthur disponibilizou.

Se ao vc concluir a etapa 5 vc escutar o BIP e receber uma mensagem de frequencia baixa no monitor é porque deu certo, senão se vc não ouvir nada, não se desespere ... desligue o PC instale a placa de video PCI junto com a AGP repita o processo de boot e utilize o comando: flashrom -f -p 0 oldbios.bin.
    Por isso é importantissímo fazer o backup de sua bios original e ter uma placa de video PCI para reverter o processo.

Fotos
    Placas

Mensagem no monitor LCD
    DURANTE O BOOT DEPOIS da atualização

DENTRO DO SO WINXP depois da atualização

Como parou de funcionar no monitor de LCD e não montei meu monitor arcade ainda testei na TV, no primeiro teste antes de entrar no SO travava, mas não tinha instalado os drivers, então coloquei a placa PCI junto da AGP no monitor LCD e consegui instalar os drivers, depois testei somente a AGP na TV

3. DeadLock

DeadLock

usuário júnior

Quero deixar claro que na primeira tentativa deu erro e minha placa mãe não ligava, minha placa ATI Radeon 9200SE deu pau, sorte que tinha minha placa de video PCI uma velhinha Trident 9440, que foi a salvação da pátria!!!! hehehehe
    Claro que descobri isso somente pelo link http://forums.techpowerup.com/showthread.php?t=11 que nosso amigo "slobato" postou!!!! Obrigadão!!!

Abraço a todos!!!!

4. Rinaldo Arthur Neto

Arthur

membro

@ DeadLock

Parabéns, fico contente que pude contribuir um pouco com o forúm, espero que outros membros também consigam atualizar sua placas como é o caso do Slobato.

será que vai ser fácil assim com a minha 9250.....????
    espero que sim

ps. Belini tive olhando e la na pasta do site tem um arquivo com o mesmo nome mas só tem 2mb upa este que eu achei tem 40mb o DeadLock Usou, e pelo jeito funciona, oque vc acha?

5. DeadLock

DeadLock

usuário júnior

@Arthur
    Qualquer coisa extrai tua bios com o comando "flashrom -s 0 oldbios.bin" e me passa por e-mail eu tento usar o editor hexadecimal e gerar a nova bios, na minha consegui editar em hexadecimal mas ao tentar abrir com radedit.exe dava erro, dizia que não era uma bios ati, quem sabe com a sua não!!!
    Abraço!!!!

6. slobato

slobato

membro sênior

@DeadLock
    Fico feliz por ter contribuido com um pouco de conhecimento no forum, vou testar hoje essa rom na minha 9200SE.
    Eu acredito que esse procedimento de flashear a rom da placa de vídeo, teoricamente deve ser possivel fazer com qualquer tipo de placa.Gostaria de saber se alguem já fez isso com uma PCIExpress, e tambem com placas Nvidia, o problema disso é que a pessoa tem que conhecer Hexadecimal e editar a rom da placa de video.
    O legal da arcade vga é que você pode construir um arcade com aspecto mais profissional digamos.Eu consigo esconder quase tudo no meu arcade, sem deixar a ideia de que se trata de um PC, a unica coisa que eu queria mesmo tentar esconder seria o boot da Bios da placa mãe qdo colocar a arcadevga. Fabricantes como HP, Dell, e até placas da Intel tem uma logo personalizada quando dar boot, a ideia seria saber se existe como editar as logos de fabricantes de placa mãe, colocando no lugar uma logo personalizada.

7. Rinaldo Arthur Neto

Arthur

membro

@Slobato,

um modo mais simples, seria vc colocar um timer no monitor para ele ligar depois de um tempo que ligar o pc.

8. slipcarliknot

slipcarliknot

membro expert

@slobato

personalizar o boot da bios eu num sei naum, agora já fiz testes com placas de varios modelos e nelas tem uma opção no setup q desativa o logo do fabricante + não o boot!!!!

Apenas nas placas de marca winfast eu consegui esconder a tela da bios destivando tbm via setup!!!! wlw!!!!!

@deadlock

Amigo a imagem fica boa com a frequencia baixa na tv?? fica parecido com o arcade???

O Melhor lugar pra criticar o próximo, é na frente do espelho.
  9. DeadLock

DeadLock

usuário júnior

*Slobato
    Bom por ser a minha primeira experiência com atualização de uma Bios de uma VGA tive muito êxito, principalmente por que alcancei o resultado desejado, acredito eu, hehehe ... e claro, o merito vai para o pessoal daqui!!!! Bom como mencionou acredito que qualquer placa de video seja possível a alteração de sua bios através do mesmo método, o problema está em saber o que alterar, ou melhor seria a solução!!!! hehehe, acho que não seja uma tarefa pra qualquer mortal como eu!!!
    Quanto ao sumir com as mensagens de boot acredito que a melhor forma seja a que o Arthur propôs, com o auxílio de um temporizador mantendo o monitor deligando durante alguns segundos, é claro que existem outras formas através da atualização da bios, aqui tem algo similar: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/693, claro que tbm existem placas que trazem recursos mais avançados, como a que nosso amigo *slipcarliknot comentou, realmente me lembrei de uma Foxconn com este recurso.

*Slipcarliknot
    Estou com meu monitor arcade desmontado, havia comprado a placa de um EletroCyan MK rev1.0 de 20", e somente agora consegui o tubo juntamente com a defletora, pelo que vi na TV não teve nenhuma diferença em relação a uma placa de video comum ou mesmo esta sem ter sido atualizada, tem que colocar a resolução em 640x480 e mesmo assim fica ruim para ler algo!!!

Bom é isso, abraço a todos!!!!

10. slipcarliknot

slipcarliknot

membro expert

Wlw deadlock pensei q tinha ficado com uma resolução boa!!!!

Resposta »

Você deve fazer login para publicar.